Evra: o adesivo contraceptivo

Saiba mais sobre o Evra e saiba por que esse adesivo contraceptivo pode ser uma boa opção de método para você. Evra: o adesivo contraceptivo.

Foto: shutterstock/Image Point Fr

O Evra adesivo anticoncepcional é um método contraceptivo hormonal. Apesar de não ser tão popular quanto a pílula contraceptiva ou o DIU, esse é um método muito eficaz quando usado corretamente.

Graças ao aumento da facilidade de acesso à informação e aos contraceptivos, tem sido possível uma maior variedade e possibilidade de escolha entre os métodos existentes.

Evra: o adesivo contraceptivo

Existem diversas vantagens e algumas desvantagens relacionadas ao uso do Evra e entender mais sobre o seu funcionamento, uso e contraindicações pode te auxiliar a decidir qual melhor método contraceptivo para você.

O que é o Evra?

O Evra é um adesivo anticoncepcional que possui uma formulação que combina estrogênio e progesterona sob a forma de etinilestradiol e norelgestromina, respectivamente.

Esses hormônios são absorvidos continuamente pela via transdérmica (através da pele) e seu uso segue um ciclo de 28 dias.

A eficácia desse método contraceptivo é maior que 99%, se usado corretamente, o que o aproxima muito da eficácia das pílulas orais.

O uso incorreto, por sua vez, reduz a eficácia para 92%, de maneira que cerca de 8 a cada 100 mulheres podem engravidar caso estejam usando o método incorretamente. Infelizmente, o uso incorreto é o que mais aparece na prática.

Entre as vantagens, o adesivo anticoncepcional apresenta uso mais facilitado do que o das pílulas contraceptivas orais. Isso porque não há necessidade de lembrar de usá-lo todos os dias, já que a troca é feita apenas uma vez por semana.

Como usar o adesivo anticoncepcional?

Como falado anteriormente, o Evra é utilizado pela via transdérmica, sendo assim, ele deve ser colado na pele para proporcionar sua atuação. É importante escolher um dia fixo e que seja fácil lembrar de trocar o adesivo para evitar seu uso incorreto.

As trocas devem ser sempre no mesmo dia da semana. (Por exemplo: trocar o adesivo sempre aos domingos, ou em outro dia da semana que for mais confortável para a paciente).

O uso deve seguir as seguintes etapas:

  1. Higienizar o local no qual o adesivo anticoncepcional será colocado, deixando seco e sem pelos ou produtos (creme, maquiagens e etc.);
  2. Retirar a camada de plástico clara que protege o adesivo anticoncepcional que estava dentro do envelope;
  3. Aplicar sobre a pele, preferencialmente em regiões de nádegas, abdome, parte superior externa do braço ou parte superior do dorso, em que não haja fricção de roupas;
  4. Deixar o Evra agir por 7 dias e no 8º trocá-lo por um novo, deixando novamente por 7 dias;
  5. A cada 3 adesivos realizar uma semana de pausa e retornar o uso no dia escolhido.

Vale destacar que o adesivo não deve ser usado na mama, pois pode estar associado a mastalgia (dor nas mamas).

Algumas dicas para o uso ideal são:

  • Não usar o adesivo em locais de fricção de roupas;
  • Realizar um rodízio das áreas em que o adesivo é colado, para evitar reações alérgicas.

Quais as contraindicações?

As contraindicações por sua vez são as mesmas das pílulas contraceptivas orais, devido à semelhança do mecanismo de ação desses dois métodos. As principais contraindicações são mulheres que apresentam::

  • Risco aumentado de eventos cardiovasculares ou trombóticos, como hipertensas, diabéticas, entre outras;
  • Que já apresentaram algumas neoplasias malignas (câncer);
  • Que recebem combinações de medicamentos com paritaprevir/ritonavir, ombitasvir, e/ou dasabuvir;
  • Com enxaqueca;
  • Pós menopausa ou idosas, entre outras.

Além disso, mulheres obesas podem apresentar prejuízo na absorção. Por isso, sempre que uma mulher deseja escolher um método contraceptivo é importante se consultar com uma ginecologista para verificar a viabilidade do uso.

Evra: o adesivo contraceptivo

Isso porque todos os métodos apresentam vantagens, desvantagens, indicações e contraindicações diversas.

Onde encontrar o Evra adesivo anticoncepcional?

O Evra adesivo anticoncepcional pode ser encontrado em diversas farmácias e drogarias. Entretanto, seu uso deve ser indicado por uma profissional médica, avaliando antecipadamente os pontos já citados, além de outras abordagens que a profissional achar adequada.

Se você tem mais dúvidas ou deseja utilizar esse método, agende uma consulta com a ginecologista Dr Carolina Medaglia e veja se o Evra adesivo anticoncepcional é uma boa escolha para você. Essa consulta pode ser realizada de forma on-line de qualquer lugar do Brasil que você estiver.

Nossos Médicos

Dr. Charles Carvalho

Dermatologista RQE 8807

Dra. Carolina Medaglia

GINECOLOGISTA OBSTETRA CRM-DF 17442 RQE 10643