Grau de Satisfação com o DIU Kyleena

Entenda porque o Kyleena é um dos contraceptivos que vem ganhando cada vez mais espaço. Grau de Satisfação com o DIU Kyleena.

Imagem: shutterstock

O uso do Dispositivo Intrauterino (DIU) tem crescido cada vez mais, sendo o DIU kyleena um dos mais escolhidos.

Esse aumento na escolha de métodos contraceptivos de longa duração (LARCAS) tem relação com o conforto, praticidade e alta eficácia destes dispositivos se comparados às demais opções.

Entender como funciona o DIU kyleena, além de saber mais sobre a resenha ou grau de satisfação das mulheres que aderiram a esse método, pode ser o ponto de partida para que você pense em outras opções de contracepção.

O que são DIUs hormonais?

Os Dispositivos Intrauterinos Hormonais, como já antecipado, consistem em um dos diversos tipos de métodos contraceptivos de longa duração. Existem dois principais tipos comerciais: o  DIU kyleena e o Mirena.

Ambos possuem atuação semelhante, que consiste na liberação do hormônio Levonorgestrel (progesterona). Este é liberado de forma controlada e em doses baixas. No que diz respeito à contracepção, atua deixando a camada do útero fina, além de impedir a passagem dos espermatozoides.

Grau de Satisfação com o DIU Kyleena

Além disso, eles tendem a diminuir ou até mesmo cessar o fluxo menstrual.

Porque optar por métodos contraceptivos de longa duração?

Os métodos contraceptivos de longa duração (sigla do inglês: LARCs) apresentam altíssima eficácia. Se comparado com os métodos orais (pílulas) ou injetáveis (injeção mensal ou trimestral), podendo apresentar eficácia maior principalmente quando avaliada a adesão das pacientes ao método.

Mas afinal o que isso quer dizer? Isso significa que, considerando que muitas mulheres, por vezes, esquecem de tomar a pílula ou atrasam o dia da injeção, a eficácia dos métodos de longa duração são maiores, pois não dependem da adesão das pacientes.

Sendo assim, os LARCs se tornam uma opção mais eficaz na contracepção.

Diu kyleena: resenha

Entre os DIUs hormonais, existem o Kyleena e o Mirena. A principal diferença entre eles é o tamanho e a quantidade de hormônio presente em cada um, sendo ambos menores no Kyleena (o que não diminui sua eficácia).

Isso faz com que muitas mulheres prefiram esse último, buscando maior conforto e menos quantidade de hormônio no corpo.

Grau de Satisfação com o DIU Kyleena

O estudo KSS – Kyleena Satisfection Study – acompanhou pacientes após a inserção do DIU. Ao contrário dos grandes estudos esse acompanhou pacientes quando o Kyleena já estava sendo comercializado. Por isso que ele é um estudo de vida real e deixa os resultados mais próximos do nosso dia a dia. Neste estudo foram avaliados 3 principais pontos:

  1. Dor da inserção ou remoção, de acordo com relato das pacientes;
  2. Facilidade de inserção (por parte dos médicos);
  3. Mudança no padrão de sangramento (diminuição do fluxo), segundo as pacientes;

Em relação à dor, a grande maioria das pacientes classificou como “nenhuma” ou “leve”, sendo esse ponto menor ainda em pacientes que já tiveram filhos.

Cerca de 91% dos médicos consideraram a inserção do dispositivo fácil, o que melhora consequentemente a experiência das pacientes que se submetem a esse procedimento.

Por fim, a mudança no perfil do sangramento também foi avaliada de forma positiva e satisfatória pela maior parte das pacientes, chegando a quase 80% em alguns recortes de idade.

Sendo assim, quando se fala em diu kyleena, a resenha sobre o assunto é positiva. Se você tem mais dúvidas sobre esse assunto, entre em contato com a Clínica Cinge e agende uma consulta presencial ou online. A Dra Carolina Medaglia tem experiência em inserção de DIU e pode te ajudar a escolher o Kyleena como método contraceptivo para você.

Nossos Médicos

Dr. Charles Carvalho

Dermatologista RQE 8807

Dra. Carolina Medaglia

GINECOLOGISTA OBSTETRA CRM-DF 17442 RQE 10643